Cultura Maia
México.
A cerâmica Maia pode ser dividida em dois grupos: os utensílios de cozinha do dia-a-dia, normalmente não-decorados, mas às vezes com formatos geométricos; e os utensílios de oferendas fúnebres.
Este raríssimo exemplar de cerâmica cozida Maia pertence ao primeiro grupo de utensilios de cozinha,apresenta na borda um raríssimo ornato geometrizado
e uma curiosa alça,possívelmente para uso durante as viagens.
Tem aproximadamente 0,13 cm de diametro.
ref.m339
A cultura maia floresceu entre o início da era cristã e a chegada dos conquistadores espanhóis, no século XVI, num vasto território que abrange Belize, parte da Guatemala e de Honduras e a península de Yucatán, no sul do México. Os maias não formavam um povo único, e sim uma reunião de diferentes grupos étnicos e lingüísticos como os huastecas, os tzental-maia e os tzotzil.
Em Uaxactún, encontraram-se estatuetas de cerâmica muito primitivas, todas representando mulheres. Do período Chicanel, são outras estatuetas e vasos de formas simples, vermelhos e negros. Na fase seguinte, dita Tsakol, a cerâmica, mais apurada, apresenta grande diversidade de formas e acentuada estilização (Tikal e Uaxactún).
Nenhum comentário:
Postar um comentário